sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TEXTURA

Textura é a qualidade presente na superfície dos corpos que afeta dois de nossos sentidos, o da visão e do tato. As superfícies podem ser ásperas, lisas, suaves, rugosas, brilhantes, fosca e etc.
As superfícies brilhantes refletem a luz, as foscas absorvem. As superfícies lisas fazem com que as cores pareçam mais claras e as superfícies ásperas as escurecem. Um teto com acabamento fosco ou rugoso, parece mais baixo, porém, se for liso, dará a sensação contrária.
 As texturas asperas, são muitas vezes concideradas masculinas e as lisas e suaves, femininas. As texturas, assim como as linhas, são elementos muito importantes na decoração, pois estão permanentementes presentes. Devemos avaliar bem que aparência queremos dar ao ambiente no momento da escolha da textura das paredes, pisos, tetos, estofados, etc.
A textura tem a propriedade de alterar completamente o caráter de uma peça, tornando-o masculino ou feminino, rústico ou suave.
Um objeto de textura áspera ou rugosa, tem mais peso visual do que um outro de igual froma, cor e tamanho, porém de textura lisa e suave.
A textura brilhante que produz reflexos também se torna pesada, pois atrai o olhar, tornando-se o foco de atração visual.
Related Posts with Thumbnails