quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EQUILÍBRIO

Para um profissional, o equilíbrio é a distribuição proporcional de pesos visuais.
O peso visual por sua vez seria qualquer atributo de destaque ao objeto. Estes atributos podem ser o tamanho do objeto (seu volume), a cor, a textura, as linhas( linhas curvas são mais dimâmicas que as linhas retas), os brilhos e ofuscamentos (objetos luminosos ou reflexivos são mais pesados, visualmentes do que os de texturas opacas), os objetos exóticos diferentes de todo o contexto, chamam muita atenção e por isso um peso visual maior.
Três são os processos para se conseguir equilíbrio em um ambiente.
Por simetria, quando os objetos são colocados a cada lado de um eixo, e estes são iguais ou equivalentes
Por assimetria, quando os objetos são diferentes entre si, porém, o equilíbrio se faz colocando o objeto maior mais próximo ao eixo.
Por equivalência ótica, quando na mesma distância de um eixo, dispomos diversos objetos que no seu conjunto formam pesos equivalentes.
Cor, linha, massa e texturas são elementos que afetam o equilíbrio e são também por ele afetados.
Elementos arquitetônicos como portas, janelas, colunas e vigas podem alterar o equilíbrio e devem ser considerados e compensados pelos demais elementos que serão colocados.

A LINHA

A linha está presente no contorno de todos os objetos. Desde a própria arquitetura da casa até um simples objeto de decoração, ela influencia em diversos aspectos.
O designer deve olhar os objetos e ver essas formas, pois elas vão determinar o contexto final da criação.
A linha se divide básicamente em retas (horizontal e vertical, inclinada) e curvas.
A linha reta é simples, firme e forte. Seguindo a sua direção, a linha posui expressão, imprecionando de modo diferente cada indivíduo.
A linha reta horizontal, sugere repouso, calma, estabilidade e muito espaço. quando temos um ambiente muito estreito, fazemos o uso da linha horizontal, (nos dará a impressão de mais largura) do mesmo modo fazemos quando temos um ambiente muito alto (nos dará a impressão de menor altura).
Quando usada em excesso, pode trazer ao ambiente a sensação de monotonia, ocorrendo frequentemente nos dormtórios onde a disposição do mobiliário, apresentão frequentemente essa linha, uma dica legal é dispor de móveis curvos junto com retos como por exemplo, usar em uma das laterais da cama uma mesinha redonda ou linhas verticais nas paredes acima desses móveis em linha horizontal.
A linha curva é uma linha graciosa e empresta ao ambiente um forte sentimento de movimento. É por muitas vezes considerada uma linha essencialmente feminina, mas muito utilizada em ambientes infantis. Dependendo de todo um contexto, incluindo cores,  pode ser tranquilamente adaptada a um ambiente masculino.
Related Posts with Thumbnails