sábado, 28 de novembro de 2009

ESPELHOS

A decoração moderna reabilitou o espelho, um pouco esquecido durante certo tempo.
Conhecido desde a idade média, durante mais de dois séculos, sua criação esteve monopolizada por Veneza onde foram feitos espelhos de grande fama, beleza e qualidade.
Depois, à medida que foi aumentando o número de fábricas, o preço do espelho diminui contituindo, hoje em dia, um dos elementos  mais usados e belos. Além de seu valor como multiplicador de imagens, produz efeito de brilho e espaço ilimitado, introduz luz em lugares escuros, e quando é colorido, completa propósitos especiais.
O espelho na mão de um profissional de designer, é uma arma poderosa, pois ele pode criar uma ilusão de perspectiva, de espaço, pode fazer desaparecer ou retroceder paredes tetos. Sua abundância produz uma ligeira sensação de frio e seus excessivo brilho pode alterar o repouso de um ambiente, mas uma porta ou um biombo de espelhos ou até mesmo partes de um, habilmente unidos, enriquecem e dão vida nova a um ambiente, além de um toque de bom gosto e classe.
A influência do posicionamento do acessório ‘mágico’
Muito mais que refletir imagens, os espelhos ganharam a função de criar efeitos visuais e tornaram-se um grande aliado na decoração de interiores. Espelhos bem posicionados ampliam ambientes, acrescentando profundidade e dimensão, refletem detalhes e auxiliam na iluminação, refletindo a luz natural e artificial. Entretanto, é preciso estar atento para não transformar sua decoração em um grande ‘desastre’ com a utilização inadequada do objeto. Um espelho mal localizado ajuda a destacar defeitos e detalhes que ninguém gostaria de ver. Para escolher o melhor formato e tamanho, o bom senso deve prevalecer. Há os emoldurados, cobertos, envelhecidos ou pintados de várias formas. O formato depende muito da proposta do ambiente: locais mais arrojados combinam com espelhos redondos, em molduras especiais ou em conjuntos bem posicionados, sendo três ou quatro espelhos separados. O importante é deixar o espelho em harmonia com o restante do ambiente. Atualmente, os espelhos mais procurados são sem moldura e com bisotê, um tratamento especial nas bordas que dá um aspecto diferenciado à peça, os espelhos sem moldura precisam ter entre 4 mm e 6 mm de espessura. Esse objeto ‘mágico’ ainda ajuda a valorizar os detalhes da decoração, duplicando e intensificando os efeitos das cores e das formas. Os espelhos pintados em bronze tendem a tornar o reflexo mais suave e atraente e o emoldurado deve complementar o resto dos acessórios da sala. Quanto ao tamanho, uma dica é usar espelhos grandes em áreas sociais, mas itens como proporção e simetria devem ser avaliados na hora de escolher o tamanho do espelho a ser usado. Em cômodos pequenos, o espelho pode ser usado para aumentar a profundidade do ambiente. Nesse caso, quanto maior o espelho, melhor o resultado.


Related Posts with Thumbnails