domingo, 29 de novembro de 2009

CORTINAS


As cortinas podem aumentar ou diminuir as dimensões aparentes de uma peça, corrigir desproporções arquitetônicas, igualar janelas de alturas ou larguras diferentes, acentuar as linhas verticais, introduzir a linha reta ou curva na decoração, e ainda estabelecer o equilíbrio de linhas na peça, atenuar a iluminação externa, proporciona um ar harmonioso e suave, dando a sensação de aconchego, pode diminuir ou aumentar opticamente um ambiente. pode dar requinte ou peso ou pode dar leveza à peça, tem a função de bloquear sons externos, além de assegurar a intimidade da casa.
Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração na hora de dicidir pela utilização de uma cortina no ambiente a ser decorado.
- Como são as janelas? Como abrem e fecham?
- O que se está vendo através da janela?
- De onde vem o sol? por quanto tempo ele penetra pela janela?
- A luminosidade é intensa ou pouca?
- Para que ponto cardeal está voltada esta janela? Para o nascente, poente ou talvez para o sul recebendo os ventos frios e a chuva do inverno?
- Os ruídos externos são fortes ou fracos?
- A poluição do ar nesse lugar é grande?
- A privacidade do ambiente fica comprometida por esta janela?
- A visão do interior da casa é muito grande? (Isso pode comprometer até a segurança da casa).
- Como é a arquitetura da casa?
- Que tamanho tem o ambiente?
- Como é a decoração existente?
- Como é o cliente?


TECIDOS

Quando sentimos entre os dedos a maciez de um belo tecido e com ele imaginamos confeccionar uma cortina ou revestir um estofado, estamos segurando o resultado de um longo processo que se inicia nos cultivos de diferentes vegetais, na criação cuidadosa de algumas espécies animais ou talvez no tratamento químico de certos produtos como a celulose e o petróleo.
As fibras têxteis mais usadas são:
VEGETAIS
O algodão que é extraido da semente de um vegetal. Quando seca, a fibra é composta por cerca de 90% de celulose. É uma das principais fibras têxteis de produção, comercilizaão e uso em escal mundial.
No Brasil é a principal fibra têxtil, tem uma boa resistência à abrasão, bastante absorção de umidade e não apresentar energia estática.
O abacaxi, a Giesta (planta da família da das leguminosas que pode atingir de 2m a 4m de comprimento), a Malva, o Canhamo de onde são obtidas fibras longas que medem de 2m a 3m de comprimento, o Sisal que é uma planta também chamada de Agve ou Piteira, com folhas longas e espaçadas, com bordas providas de espinhos, o Linho, o Rami que é uma das fibras mais resistentes dentre as fibras vegetais e também das mais longas, alcançando cerca de 25 cm. Seu aspecto final é muito parecido com o linho fazendo-se passar por ele em muitas ocasiões, a Juta onde o seu processo de separação das fibras não é feito através da espadelagem, assim como os outros vegetais, e sim do sistema de pancadas, e o Cânhamo
Destas e outras plantas são extraidas fibras usadas pela industria têxtil para fabricação de tecidos, carpetes, papéis, escovas e tantos outros empregos.



ANIMAIS
A Lã, Alpaca, Guanaco, Coelho Angorá, Cabra Angorá, Cabra de Cachemir, são fibras naturais, protéicas, que contém queratina em sua composição.
A Seda, produzida pela secreção da larva do bicho da seda

ARTIFICIAIS
O Rayon produzido a partir da celulose extraida da serragem da medeira e fiapos de algodão, o Tencel, fibra celulósica regenerada, tem origem na polpa da madeira, o Acetato, que dissolve-se facilmente quando em contato com acetona.

SINTÉTICAS
Poliamida (Nylon) Fibra sintética do petróleo.
Poliuretano ou Elastano (lycra).

A tecnologia têxtil envolve um processo que passa por muitas etapas.
Fibra têxtil - diversas origens (vegetal, animal e quimico)
Fio - Processo de torcer as fibras transformando-as em fios.
Tecelagem - Processo de tramar os fios, entrelaçando-os de maneiras diversas
Beneficiamento - Após a tecelagem o teciso passa pro diferentes processos do cozimento, alvejamento, tingimento, estampagem e finalmente calandragem.
Comercialização -A industria têxtil supre três grandes áreas de consumo: o vestuário, os artefatos têxteis da habitação e usos industriais.



Related Posts with Thumbnails