domingo, 29 de novembro de 2009

TECIDOS

Quando sentimos entre os dedos a maciez de um belo tecido e com ele imaginamos confeccionar uma cortina ou revestir um estofado, estamos segurando o resultado de um longo processo que se inicia nos cultivos de diferentes vegetais, na criação cuidadosa de algumas espécies animais ou talvez no tratamento químico de certos produtos como a celulose e o petróleo.
As fibras têxteis mais usadas são:
VEGETAIS
O algodão que é extraido da semente de um vegetal. Quando seca, a fibra é composta por cerca de 90% de celulose. É uma das principais fibras têxteis de produção, comercilizaão e uso em escal mundial.
No Brasil é a principal fibra têxtil, tem uma boa resistência à abrasão, bastante absorção de umidade e não apresentar energia estática.
O abacaxi, a Giesta (planta da família da das leguminosas que pode atingir de 2m a 4m de comprimento), a Malva, o Canhamo de onde são obtidas fibras longas que medem de 2m a 3m de comprimento, o Sisal que é uma planta também chamada de Agve ou Piteira, com folhas longas e espaçadas, com bordas providas de espinhos, o Linho, o Rami que é uma das fibras mais resistentes dentre as fibras vegetais e também das mais longas, alcançando cerca de 25 cm. Seu aspecto final é muito parecido com o linho fazendo-se passar por ele em muitas ocasiões, a Juta onde o seu processo de separação das fibras não é feito através da espadelagem, assim como os outros vegetais, e sim do sistema de pancadas, e o Cânhamo
Destas e outras plantas são extraidas fibras usadas pela industria têxtil para fabricação de tecidos, carpetes, papéis, escovas e tantos outros empregos.



ANIMAIS
A Lã, Alpaca, Guanaco, Coelho Angorá, Cabra Angorá, Cabra de Cachemir, são fibras naturais, protéicas, que contém queratina em sua composição.
A Seda, produzida pela secreção da larva do bicho da seda

ARTIFICIAIS
O Rayon produzido a partir da celulose extraida da serragem da medeira e fiapos de algodão, o Tencel, fibra celulósica regenerada, tem origem na polpa da madeira, o Acetato, que dissolve-se facilmente quando em contato com acetona.

SINTÉTICAS
Poliamida (Nylon) Fibra sintética do petróleo.
Poliuretano ou Elastano (lycra).

A tecnologia têxtil envolve um processo que passa por muitas etapas.
Fibra têxtil - diversas origens (vegetal, animal e quimico)
Fio - Processo de torcer as fibras transformando-as em fios.
Tecelagem - Processo de tramar os fios, entrelaçando-os de maneiras diversas
Beneficiamento - Após a tecelagem o teciso passa pro diferentes processos do cozimento, alvejamento, tingimento, estampagem e finalmente calandragem.
Comercialização -A industria têxtil supre três grandes áreas de consumo: o vestuário, os artefatos têxteis da habitação e usos industriais.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails