terça-feira, 1 de junho de 2010

A CADEIRA

Diversidade do Design e a Natureza das Ligações.
















Nenhum outro tipo de mobiliário oferece a possibilidade de fazer e facilitar as ligações da mesma maneira nem de forma tão vasta. Por isso, investiram-se mais esforços e recursos na criação de cadeiras por mais pessoas e por um período de tempo mais extenso do que qualquer outro tipo de mobiliário. Na realidade, além do automóvel, a cadeira é o artefato da era moderna mais desenhado, mais estudado, sobre o qual mais se escreveu e que mais é apreciado.
O sucesso de uma determinada cadeira sempre dependeu da qualidade e da gama de ligações que ela cria, ou aquilo que o designer consegue fazer através dela, atendendo a uma necessidade específica. Ao nível funcional, a cadeira cria ligações físicas e psicológicas com o indivíduo que nela se senta através de sua forma e uso de materiais. Ao mesmo tempo, pode incorporar significados de valores ligados ao utilizador a nível intelectual, emocional, estético, cultural e até espiritual.
 Uma cadeira também pode se ligar visualmente e/ ou funcionalmente ao contexto que será usada, incluindo outros objetos e estilos.
Michael Thonet, Émile Gallé, Antonio Gaudí, Philippe Stark, Charles Rennie Mackintosh, Frank Lloyd Wright, Mies van de Rohe, Charles & Ray Eames, , Eero Saarinen, Le Corbusier, Verner Panton, Arne Jacobsen, Irmãos Campana entre outro "monstros" do Design, inspiram profissionais e dão um grande "up" em suas criações.
Hoje em dia muitos modelos de cadeiras e poltronas, que serão visto a seguir, tem a sua produção industrializada e em grandes escalas. Muitas fábricas de moveis, investem na reprodução de modelos de grandes nomes do Design.

Michael Thonet



















Desenhado por Michael Thonet em 1859, o Modelo 14 cadeira cabeleireiros, ainda hoje fabricado pela empresa Thonet Gebrüder como Model 214, é um dos mais bem sucedidos do mundo de produtos comerciais.

Emile Galle

Raro e bela cadeira feita por Emile Galle, em 1898. Com couro original.
Gallé foi o filho de um fabricante de mobiliário e faiança e estudou filosofia, botânica, e desenho em sua juventude. Mais tarde, ele aprendeu a vidraria Meisenthal e vieram para trabalhar na fábrica de seu pai em Nancy, após a Guerra Franco-Prussiana.

Antoni Placid Gaudí
Cadeira projetada para a Casa Calvet em Barcelona 1902.
Foi um arquiteto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parteda vida. Aparece como um arquiteto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
 Bd Ediciones de Diseno é o fabricante autorizado da linha de mobiliário de Antoni Gaudi. Suas reproduções são feitas de madeira de carvalho envernizada sólido usando a mesma construção e técnicas de escultura, usado no original. Cada peça de arte, cada um original. Devido a esta singularidade peculiar, o cliente deve ser capaz de aceitar as variações compreensível.

Philippe Stark


Mademoiselle flower e Ghost Chair

Philippe Stark é um designer de produto francês e provavelmente o melhor designer conhecido no novo estilo de design. Seus projetos variam de espectacular design de interiores para produzidos em massa de bens de consumo, tais como escovas de dente, cadeiras e até mesmo casas.
Ele foi educado em Paris, na École de Camondo Nissim e em 1968, fundou sua primeira empresa de design, especializada em objetos infláveis. Em 1969, tornou-se diretor de arte de sua empresa, juntamente com Pierre Cardin.
Entre os principais projetos de Starck estão o Lan Club, em Beijing; o Faena Hotel+Universe, em Buenos Aires; o hot spot parisiense Kong; o hotel Fasano Rio de Janeiro; a coleção Darkside, da tradicional cristaleira francesa Baccarat; e a decoração da Maison Baccarat, em Moscou. Irreverência é a grande característica desse mestre do design.

Charles Rennie Mackintosh



















Hillhouse Chair

Charles Rennie Mackintosh  foi um arquitecto e designer escocês, que se baseou na tradição escocesa, juntando elementos de inspiração japonesa e de Art Nouveau.

Frank Lloyd Wright




















Armchair1906

Frank Lloyd Wright foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade.
Considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitetura orgânica. Wright acreditava que a arquitetura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade.

Ludwig Mies van der Rohe

 




 









Ludwig Mies van der Rohe foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.

Charles & Ray Eames





Charles & Ray Eames foram dois designers americanos que juntos realizaram grandes contribuições para o design mundial.
Charles Eames (1907/1978) nasceu no Missouri, EUA. Estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washington, a qual abandonou. Muitos afirmam que ele foi expulso por suas idéias muito modernas.
Charles Eames foi fortemente influenciado por Eliel Saarinen (cujo filho Eero, também arquitecto, iria tornar-se parceiro e amigo). Foi através dele que Charles continou a estudar arquitetura na Academia de Arte de Cranbook, aonde se tornou professor e chefe do departamento de desenho industrial e onde conheceu sua 2° esposa e colega de faculdade Ray. (1912/1988).
Juntos atuaram em diversas áreas, como arquitetura, design industrial, filmes e na construção de mobilíarios únicos.

Eero Saarinen




Eero Saarinen arquiteto finlandês naturalizado americano, nasceu em 1910, em Kirkkonumi, na Finlândia. Cresceu em um meio onde as artes desempenhavam um papel muito importante no seu quotidiano, aprendendo desde muito novo características como o empenho pela qualidade e profissionalismo e a noção de que um determinado "objeto" deveria ser usado de acordo com um contexto mais alargado: "uma cadeira para uma sala, uma sala para uma casa, uma casa para um lugar e um lugar para uma cidade".

Le Corbusie



Le Corbusie estabeleceu os princípios básicos da técnica de construção racionalista e funcional, que influenciou o desenvolvimento da arquitetura a partir dos anos 20. Seu nome verdadeiro era Charles Édouard Jeanneret. Descobriu novas formas de cimento armado para tornar as paredes mais leves, sustentadas em poucos apoios, encontrando soluções que permitiam erguer um edifício sobre o terreno e criar paredes-cortina. Usou o cubo como base, com predomínio de tetos planos e grandes janelas, introduzindo os elementos pré-fabricados. A partir de 1929, criou edifícios representativos e bairros inteiros no mundo todo, que pretendiam, como suas obras em Marselha, a realização de "máquinas de habitar" confortáveis, rodeadas de natureza. Algumas de suas obras mais significativas são a casa dos estudantes suíços, em Paris (1930-1932); o Ministério da Educação do Rio de Janeiro (1936-1945); o centro cultural e administrativo de Chandigarh, na Índia (iniciado em 1950); os edifícios do bairro de Hansa, em Berlim (1956-1957); a igreja da Ascensão de Nôtre-Dame-du-Haut, em Ronchamp (1950-1954); e o mosteiro de La Tourette, em Eveux (1957).

Verner Panton


Cone
Panton Chair

Há 50 anos atrás um dinamarquês nascido na cidade de Gamtofte produziu peças que ainda hoje têm como principal característica a inovação. Verner Panton é sinônimo de vanguarda.
Tendo iniciado seu trabalho na segunda metade do século passado, foi expert em criar um mobiliário lúdico e novo numa época em que o mundo atravessava a era pré-tecnológica. Formado em Arquitetura pela Academy of Art de Copenhagen, entre 1950 e 1952 trabalhou com Arne Jacobsen, outro importante nome do design, contribuindo com a criação da conhecida cadeira "The Ant". Como designer suas criações foram produzidas por muito tempo à mão pela Plus-Linje, tendo ficado conhecidas mundialmente. De característica "flamboyant" (ramificação do gótico) em sua linguagem e possuindo um grande interesse por tudo que fosse vanguarda, Panton foi o precursor da revolução pop no mobiliário cool da época.
O designer utilizou como matéria prima para seu trabalho materiais como o plástico, o poliuretano e a espuma. Queria quebrar a frieza e rigidez do ferro e tornar o mobiliário mais engraçado. Para ele, era "inconcebível sentar num sofá bege e quadrado".

Algumas de suas peças, como a cadeira "Cone" e a conhecida "Panton Chair", desafiaram a lei da gravidade e ainda hoje causam admiração e espanto. A segunda, foi a primeira cadeira produzida em plástico, sendo ela uma peça inteira, contínua. Unidade em forma e material.

Ah! Muita gente não sabe, mas Panton também criou brinquedos, literalmente falando, além de luminárias e espaços interiores.

Arne Jacobsen

Série 7 ou Ant (formiga)

Egg


Swan
Pedreiro, arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. O dinamarquês Arne Jacobsen nascido em 1902, no berço do design orgânico, pode ser considerado uma figura fundamental na produção artística do século 20. Responsável por alguns dos mais famosos desenhos de mobiliário moderno, como as cadeiras Ant (formiga) ou da Série 7, começou a carreira trabalhando como aprendiz em obras, colocando tijolos e argamassa em construções residenciais.
Para Leo Mangiavacchi, diretor da Escola de Design do Istituto Europeo di Design e conhecedor do trabalho do artista, o que conhecemos hoje como design não teria sido possível sem Jacobsen. "A funcionalidade já é comum no design escandinavo, mas ele deu forma e vida a esses projetos". Segundo Mangiavacchi, a principal fonte de inspiração do designer foi a natureza e suas formas (vide a cadeira Ant). "Com isso, ele conseguiu criar um estilo limpo, funcional e elegante, com formas simples, que lembram o minimalismo. E suas obras estão aí, sendo copiadas e inspirando profissionais e projetos por todo o mundo".
Outros objetos que deram destaque na vida de  Arne Jacobsen foram as cadeiras Egg e a Swan .
A poltrona foi apresentada pela primeira vez ao público em Paris em Novembro de 1958 e em Janeiro de 1959, na Dinamarca.
Tanto a cadeira Egg e a Swan catapultaram Arne Jacobsen para a fama.

Irmãos Campana




Quem já não ouviu falar dos Irmãos Campana ? Brasileiros, fazem sucesso pelo mundo com suas criações. Poucos são os privilegiados que podem se dar ao luxo de ter em casa uma peça dos Irmãos Campana.
A história dos Campana começou em uma feira, onde Fernando, 45 anos, e Humberto, 53, compraram um rolo de cordas. Este elemento popular ganhou forma nas mãos dos designers e se transformou na peça Vermelha, cadeira responsável pela projeção internacional da dupla e hoje pertencente ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Do design aos materiais, todas as peças têm um ar transformador. Sarrafos, cordas, bonecas de pano e reciclados trazem novas interpretações para móveis e objetos.

Curiosidade: Acima existem vários modelos de cadeiras e poltronas de vários Designers, os valores de uma mesma cadeira ou poltrona, podem varias entre R$ 100.000,00 e R$1.300,00 com é o caso da poltrona Egg do Designer Arne Jacobsen. Será porque?

Um comentário:

Silvia Orchidea disse...

Nossa... depois de tanto tempo topo com esse post que está super bem realizado ,mas se faz necessário uma correção no tocante ao famoso Sr. Corbusier e as cadeiras que lhe são atribuidas.
Por ser admiradora das tais cadeiras pesquisei um pouco o assunto e
Charlotte Perriand (1903-1999) projetou móveis das casas criadas por Corbusier e seu primo Jeanneret, .
A cadeira pivotante hoje conhecida como LC7, passou a ser assinados como Corbusier&Jeanneret&Perriand. Ela trabalhou no ateliê por 10 anos e saiu da parceria em 1937, não sem antes desenhar cadeiras e poltronas que hoje são as LC1, 2, 3, LC4 etc.
Os especialistas dizem que a dupla Corbusier e Jeanneret não produziam mobiliário antes e depois da saída da artista...

Para aprofundamento leiam Silvana Rubino - antropóloga, profa. da Unicamp, historiadora e trabalha com temas ligados à arquitetura, cidades e patrimônio histórico. No momento, escreve uma tese-livro sobre Lina Bo Bardi, Charlotte Perriand e Carmen Portinho, três mulheres que " meteram a mão na massa" no nosso espaço moderno.

Related Posts with Thumbnails