quarta-feira, 8 de setembro de 2010

RESTAURANDO A SAUDADE!!!

Gente, mas uma vez passeando por vários bloguinhos que amoooo!!! encontrei coisinhas lindas!!!
Aproveito para indicar para a minha querida "prima" Mirian.
Vamos lá saber a diferença entre o velho e o antigo!! Os móveis ou peças antigas, tem um charme todo especial e com isso merecem que seu valor seja reconhecido. São peças atemporais, se encaixam em todo tipo de decoração.
Beijos, espero que gostem.

As fotos postadas abaixo foram transferidas de outros blogs e/ ou sites, se uma ou mais fotos forem do seu site ou blog, favor avisar que postarei os devidos créditos.

























































































Essa peça hoje fica na minha sala, mas um dia, foi uma janela!!!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ESPAÇO DO ARTISTA


BEATRIZ MILHAZES













Beatriz Ferreira Milhazes (Rio de Janeiro RJ 1960). Pintora, gravadora, ilustradora, professora. Formada em comunicação social pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro em 1981, inicia-se em artes plásticas ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage em 1980, onde mais tarde leciona e coordena atividades culturais. Além da pintura dedica-se também a gravura, e a ilustração. De 1995 à 1996 cursa gravura em metal e linóleo no Atelier 78, com Solange Oliveira e Valério Rodrigues e em 1997 ilustra o livro As Mil e Uma Noites à Luz do Dia: Sherazade Conta Histórias Árabes, de Katia Canton. Beatriz Milhazes faz parte das exposições que caracterizam a Geração 80, grupo de artistas que buscam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos 1970, e tem por característica a pesquisa de novas técnicas e materiais. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e Burle Marx (1909-1994), à padrões ornamentais e à art deco, entre outras. Entre 1997 e 1998, é artista visitante em várias universidades dos Estados Unidos. A partir dos anos 1990, destaca-se em mostras internacionais nos Estados Unidos e Europa e integra acervos de museus como o MoMa, Guggenheim e Metropolitan em Nova York.








Seus quadros são feitos com tinta e um tipo de colagem, explodem cor e formas. Tem identidades próprias e falam por sí só. Tem tudo de BRASIL, muita natureza, e tudo de um jeito inesperado. Apreciem algumas delas.




















Platform for Art – London Underground

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COISINHAS SIMPLES E BELAS

Visitando alguns blogs preferidos, achei essa ideia aí…. tão fofa e tão simples de fazer que resolvi partilha-la com vocês! Uma idéia tão simples, mas que pode surtir um efeito mágico, coisas simples também são belas e nos faz muito mais felizes.

Basta pintar um pedaço de madeira que tenha um tamanho proporcional ao vidro escolhido, fazer os furinhos para prender o vidro, e também os furos de passarão os arames que vão manter a madeira na parede, escolher uma flor bem bonita, ou até mesmo colher em um belo jardim e pronto!!! 























domingo, 1 de agosto de 2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

QUASE SAINDO DO FORNO? JÁ SAIU!!!!



Publicação revista ARQART

 
Foto: Zoro
Sala de Jantar e Estar
O destaque foi a utilização de grandes espelhos dando
a impressão de continuidade ao ambiente. Todo o teto
foi rebaixado para que pudesse ser feito um projeto
especial de som, imagem e iluminação com peças
da A Radio Luz.
 
Foto: Zoro

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Varanda
Os móveis planejados da Dellano foram pensados
para todos os espaços possíveis. Um exemplo foi o
projeto da varanda que utilizou portas de vidro Concept
Side. Além disso, o aconchego ficou por conta da
ambientação, realizada com mobiliário MAC.

Foto: Zoro






















Foto: Zoro















Suite Casal
Na suite do casal as paredes continuam com cores
e a leveza fica por conta dos tecidos finos nas cortinas (Seda)
e o papel de parede com um ar retrô, em tons neutros. O toque
especial, foi ditado mais uma vez pelo projeto de iluminação e
pela sensação de amplitude causada pelos espelhos.

Foto: Zoro






















Espaço Gourmet
Aliando funcionalidade ao ambiente, o espaço
foi projetado tanto para os momentos íntimos de
refeição, quanto para as reuniões entre amigos e
familiares, dando total suporte para um simples
cafezinho, como jantares regados a um bom vinho.
Na parede lateral, foi utilizada miscelânea de pastilha
de vidro importada, da Casa Ricca Acabamentos.
 
Foto: Zoro
Visão Geral
Dentro da visão geral do projeto, a linha reta prevalece, começando pelo painel em madeira, sendo fortalecida pela brincadeira de cores e quadros com gravuras que foram adquiridas durante as viagens do casal, emolduradas de forma que pudessem virar um grande quadro (O Moldureiro). A criação de uma cristaleira foi uma perfeita exigência da cliente, com design assinado por Patrícia Portilho, especialmente para ser usada nesse espaço, com um local específico para bebidas e taças. Os tapetes completam todo o ar acolhedor que se formou no ambiente (Gaia Tapetes). Apesar dos móveis (Robusti Móveis) terem a cor preta, os tecidos em seda e o vidro na mesma cor, deixam o ambiente harmonioso, pois não cria a quebra de cores, nem parte o ambiente delimitando os espaços.

terça-feira, 1 de junho de 2010

FRIDA KAHLO


Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, foi uma pintora mexicana
Pintou com cores vibrantes em um estilo que foi influenciado pela cultura indígena do México e as influências europeias, incluindo realismo, simbolismo e surrealismo. Muitos de seus trabalhos são auto-retratos que simbolicamente articulam suas próprias dores. Kahlo foi casada com o muralista mexicano Diego Rivera.
Em 1958, quatro anos após a sua morte, sua casa familiar conhecida como "Casa Azul" transforma-se no Museu Frida Kahlo. Frida Kahlo, reconhecida tanto por sua obra quanto por sua vida pessoal, ganha retrospectiva de suas obras, com objetos e documentos inéditos, além de fotografias, desenhos, vestidos e livros.


Frida Kahlo, foi reinventada por Sig Bergamin que, magicamente, transformou os jardins do seu escritório numa vila caliente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sua palheta de cores é maravilhosamente contagiante, nem todo profissional tem a sensibilidade de trabalhar com cores tão vibrante, sem fazer com que o ambiente fique extremamente pesado.
Parabéns as pessoas de bom gosto!!! Conhecem a história e sabem fazer dela uma realidade.
 

A CADEIRA

Diversidade do Design e a Natureza das Ligações.
















Nenhum outro tipo de mobiliário oferece a possibilidade de fazer e facilitar as ligações da mesma maneira nem de forma tão vasta. Por isso, investiram-se mais esforços e recursos na criação de cadeiras por mais pessoas e por um período de tempo mais extenso do que qualquer outro tipo de mobiliário. Na realidade, além do automóvel, a cadeira é o artefato da era moderna mais desenhado, mais estudado, sobre o qual mais se escreveu e que mais é apreciado.
O sucesso de uma determinada cadeira sempre dependeu da qualidade e da gama de ligações que ela cria, ou aquilo que o designer consegue fazer através dela, atendendo a uma necessidade específica. Ao nível funcional, a cadeira cria ligações físicas e psicológicas com o indivíduo que nela se senta através de sua forma e uso de materiais. Ao mesmo tempo, pode incorporar significados de valores ligados ao utilizador a nível intelectual, emocional, estético, cultural e até espiritual.
 Uma cadeira também pode se ligar visualmente e/ ou funcionalmente ao contexto que será usada, incluindo outros objetos e estilos.
Michael Thonet, Émile Gallé, Antonio Gaudí, Philippe Stark, Charles Rennie Mackintosh, Frank Lloyd Wright, Mies van de Rohe, Charles & Ray Eames, , Eero Saarinen, Le Corbusier, Verner Panton, Arne Jacobsen, Irmãos Campana entre outro "monstros" do Design, inspiram profissionais e dão um grande "up" em suas criações.
Hoje em dia muitos modelos de cadeiras e poltronas, que serão visto a seguir, tem a sua produção industrializada e em grandes escalas. Muitas fábricas de moveis, investem na reprodução de modelos de grandes nomes do Design.

Michael Thonet



















Desenhado por Michael Thonet em 1859, o Modelo 14 cadeira cabeleireiros, ainda hoje fabricado pela empresa Thonet Gebrüder como Model 214, é um dos mais bem sucedidos do mundo de produtos comerciais.

Emile Galle

Raro e bela cadeira feita por Emile Galle, em 1898. Com couro original.
Gallé foi o filho de um fabricante de mobiliário e faiança e estudou filosofia, botânica, e desenho em sua juventude. Mais tarde, ele aprendeu a vidraria Meisenthal e vieram para trabalhar na fábrica de seu pai em Nancy, após a Guerra Franco-Prussiana.

Antoni Placid Gaudí
Cadeira projetada para a Casa Calvet em Barcelona 1902.
Foi um arquiteto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parteda vida. Aparece como um arquiteto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
 Bd Ediciones de Diseno é o fabricante autorizado da linha de mobiliário de Antoni Gaudi. Suas reproduções são feitas de madeira de carvalho envernizada sólido usando a mesma construção e técnicas de escultura, usado no original. Cada peça de arte, cada um original. Devido a esta singularidade peculiar, o cliente deve ser capaz de aceitar as variações compreensível.

Philippe Stark


Mademoiselle flower e Ghost Chair

Philippe Stark é um designer de produto francês e provavelmente o melhor designer conhecido no novo estilo de design. Seus projetos variam de espectacular design de interiores para produzidos em massa de bens de consumo, tais como escovas de dente, cadeiras e até mesmo casas.
Ele foi educado em Paris, na École de Camondo Nissim e em 1968, fundou sua primeira empresa de design, especializada em objetos infláveis. Em 1969, tornou-se diretor de arte de sua empresa, juntamente com Pierre Cardin.
Entre os principais projetos de Starck estão o Lan Club, em Beijing; o Faena Hotel+Universe, em Buenos Aires; o hot spot parisiense Kong; o hotel Fasano Rio de Janeiro; a coleção Darkside, da tradicional cristaleira francesa Baccarat; e a decoração da Maison Baccarat, em Moscou. Irreverência é a grande característica desse mestre do design.

Charles Rennie Mackintosh



















Hillhouse Chair

Charles Rennie Mackintosh  foi um arquitecto e designer escocês, que se baseou na tradição escocesa, juntando elementos de inspiração japonesa e de Art Nouveau.

Frank Lloyd Wright




















Armchair1906

Frank Lloyd Wright foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade.
Considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20, Frank Lloyd Wright foi a figura mestra da arquitetura orgânica. Wright acreditava que a arquitetura não era só uma questão de habilidade e criatividade, mas deveria transmitir felicidade.

Ludwig Mies van der Rohe

 




 









Ludwig Mies van der Rohe foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.

Charles & Ray Eames





Charles & Ray Eames foram dois designers americanos que juntos realizaram grandes contribuições para o design mundial.
Charles Eames (1907/1978) nasceu no Missouri, EUA. Estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washington, a qual abandonou. Muitos afirmam que ele foi expulso por suas idéias muito modernas.
Charles Eames foi fortemente influenciado por Eliel Saarinen (cujo filho Eero, também arquitecto, iria tornar-se parceiro e amigo). Foi através dele que Charles continou a estudar arquitetura na Academia de Arte de Cranbook, aonde se tornou professor e chefe do departamento de desenho industrial e onde conheceu sua 2° esposa e colega de faculdade Ray. (1912/1988).
Juntos atuaram em diversas áreas, como arquitetura, design industrial, filmes e na construção de mobilíarios únicos.

Eero Saarinen




Eero Saarinen arquiteto finlandês naturalizado americano, nasceu em 1910, em Kirkkonumi, na Finlândia. Cresceu em um meio onde as artes desempenhavam um papel muito importante no seu quotidiano, aprendendo desde muito novo características como o empenho pela qualidade e profissionalismo e a noção de que um determinado "objeto" deveria ser usado de acordo com um contexto mais alargado: "uma cadeira para uma sala, uma sala para uma casa, uma casa para um lugar e um lugar para uma cidade".

Le Corbusie



Le Corbusie estabeleceu os princípios básicos da técnica de construção racionalista e funcional, que influenciou o desenvolvimento da arquitetura a partir dos anos 20. Seu nome verdadeiro era Charles Édouard Jeanneret. Descobriu novas formas de cimento armado para tornar as paredes mais leves, sustentadas em poucos apoios, encontrando soluções que permitiam erguer um edifício sobre o terreno e criar paredes-cortina. Usou o cubo como base, com predomínio de tetos planos e grandes janelas, introduzindo os elementos pré-fabricados. A partir de 1929, criou edifícios representativos e bairros inteiros no mundo todo, que pretendiam, como suas obras em Marselha, a realização de "máquinas de habitar" confortáveis, rodeadas de natureza. Algumas de suas obras mais significativas são a casa dos estudantes suíços, em Paris (1930-1932); o Ministério da Educação do Rio de Janeiro (1936-1945); o centro cultural e administrativo de Chandigarh, na Índia (iniciado em 1950); os edifícios do bairro de Hansa, em Berlim (1956-1957); a igreja da Ascensão de Nôtre-Dame-du-Haut, em Ronchamp (1950-1954); e o mosteiro de La Tourette, em Eveux (1957).

Verner Panton


Cone
Panton Chair

Há 50 anos atrás um dinamarquês nascido na cidade de Gamtofte produziu peças que ainda hoje têm como principal característica a inovação. Verner Panton é sinônimo de vanguarda.
Tendo iniciado seu trabalho na segunda metade do século passado, foi expert em criar um mobiliário lúdico e novo numa época em que o mundo atravessava a era pré-tecnológica. Formado em Arquitetura pela Academy of Art de Copenhagen, entre 1950 e 1952 trabalhou com Arne Jacobsen, outro importante nome do design, contribuindo com a criação da conhecida cadeira "The Ant". Como designer suas criações foram produzidas por muito tempo à mão pela Plus-Linje, tendo ficado conhecidas mundialmente. De característica "flamboyant" (ramificação do gótico) em sua linguagem e possuindo um grande interesse por tudo que fosse vanguarda, Panton foi o precursor da revolução pop no mobiliário cool da época.
O designer utilizou como matéria prima para seu trabalho materiais como o plástico, o poliuretano e a espuma. Queria quebrar a frieza e rigidez do ferro e tornar o mobiliário mais engraçado. Para ele, era "inconcebível sentar num sofá bege e quadrado".

Algumas de suas peças, como a cadeira "Cone" e a conhecida "Panton Chair", desafiaram a lei da gravidade e ainda hoje causam admiração e espanto. A segunda, foi a primeira cadeira produzida em plástico, sendo ela uma peça inteira, contínua. Unidade em forma e material.

Ah! Muita gente não sabe, mas Panton também criou brinquedos, literalmente falando, além de luminárias e espaços interiores.

Arne Jacobsen

Série 7 ou Ant (formiga)

Egg


Swan
Pedreiro, arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. O dinamarquês Arne Jacobsen nascido em 1902, no berço do design orgânico, pode ser considerado uma figura fundamental na produção artística do século 20. Responsável por alguns dos mais famosos desenhos de mobiliário moderno, como as cadeiras Ant (formiga) ou da Série 7, começou a carreira trabalhando como aprendiz em obras, colocando tijolos e argamassa em construções residenciais.
Para Leo Mangiavacchi, diretor da Escola de Design do Istituto Europeo di Design e conhecedor do trabalho do artista, o que conhecemos hoje como design não teria sido possível sem Jacobsen. "A funcionalidade já é comum no design escandinavo, mas ele deu forma e vida a esses projetos". Segundo Mangiavacchi, a principal fonte de inspiração do designer foi a natureza e suas formas (vide a cadeira Ant). "Com isso, ele conseguiu criar um estilo limpo, funcional e elegante, com formas simples, que lembram o minimalismo. E suas obras estão aí, sendo copiadas e inspirando profissionais e projetos por todo o mundo".
Outros objetos que deram destaque na vida de  Arne Jacobsen foram as cadeiras Egg e a Swan .
A poltrona foi apresentada pela primeira vez ao público em Paris em Novembro de 1958 e em Janeiro de 1959, na Dinamarca.
Tanto a cadeira Egg e a Swan catapultaram Arne Jacobsen para a fama.

Irmãos Campana




Quem já não ouviu falar dos Irmãos Campana ? Brasileiros, fazem sucesso pelo mundo com suas criações. Poucos são os privilegiados que podem se dar ao luxo de ter em casa uma peça dos Irmãos Campana.
A história dos Campana começou em uma feira, onde Fernando, 45 anos, e Humberto, 53, compraram um rolo de cordas. Este elemento popular ganhou forma nas mãos dos designers e se transformou na peça Vermelha, cadeira responsável pela projeção internacional da dupla e hoje pertencente ao acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Do design aos materiais, todas as peças têm um ar transformador. Sarrafos, cordas, bonecas de pano e reciclados trazem novas interpretações para móveis e objetos.

Curiosidade: Acima existem vários modelos de cadeiras e poltronas de vários Designers, os valores de uma mesma cadeira ou poltrona, podem varias entre R$ 100.000,00 e R$1.300,00 com é o caso da poltrona Egg do Designer Arne Jacobsen. Será porque?
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